Canais de Marketing, o que são?
- Hellen Cristine Ascenção Traci
- 20 de mar. de 2020
- 3 min de leitura

Canais de Marketing, o que são? Bom, um canal nada mais é um meio de distribuição ou transmissão de algo. Quando falamos dos canais de TV, eles são um meio pelo qual a transmissão chega até o espectador, ou no caso dos canais de água são o meio pelo qual a água é levada de um ponto a outro. Os canais de marketing seguem o mesmo conceito.
São os caminhos pelos quais você poderá levar seu produto até seu cliente, portanto, é a forma de como você fará com que seus produtos fiquem disponíveis para compra. Isso porque as consumidores tem cada vez menos tempo para dedicar a qualquer aspecto de suas vidas, e apesar do ato de compra ser interessante para a grande maioria, o acesso à informação e à internet fez com que o consumidor diminuísse o tempo gasto nessa atividade.
O principal objetivo dos canais de marketing é fazer com que o produto chegue o mais rápido possível no local onde o consumidor espera acha-lo. Mas colocar seu produto no lugar certo quando seu cliente ideal se disponibilizar a adquiri-lo irá variar conforme o perfil do seu público-alvo e o tipo de produto que você vende.
Por que os canais de marketing são tão importantes?
O que você faz quando sente fome? Uma das possibilidades é ir até a cozinha, pegar um pão francês, um pote de margarina e um copo de leite com achocolatado. Itens esses que você pode encontrar facilmente em uma padaria ou no supermercado, não é mesmo?
Vamos supor que você seja o fabricante da margarina, você precisaria comprar grandes quantidades de leite e de embalagens semanalmente para produzir seu produto, o que não seria possível resolver com uma ida ao supermercado. Provavelmente seria necessário que você enviasse caminhões às fazendas e aos fabricantes de embalagens toda semana.
Porém, é possível que esses fornecedores ou revendedores desses fabricantes, para sua comodidade, ofereçam a possibilidade de receber pedidos pela internet, telefone ou até mesmo pelo WhatsApp e enviar os produtos diretamente para a sua fábrica.
Os modos como os profissionais de marketing passam os produtos da produção para o consumo envolvem canais de marketing, que são extremamente necessários para realizar as atividades de para ligar o produtor ao consumidor final.
O supermercado e os distribuidores de embalagens e de leite que foram citados no exemplo anterior são membros de um canal de distribuição, sem os quais o pote de margarina nunca chegaria à sua mesa na hora em que você estivesse com vontade de come-la.
O melhor caminho para escolher o canal ideal é começar entendendo qual estratégia está mais alinhada ao seu produto.
Avalie mercados reais ou potenciais que podem ser trabalhados;
Determine as características, comportamentos e necessidades dos seus clientes potenciais, sem esquecer também a quantidade, divisão geográfica e frequência de compra de seu produto e/ou serviço;
Determine as características fundamentais do produto quanto à dimensões, fragilidade e graus de padronização para otimizar o transporte;
Defina as características que os intermediários devem possuir quanto ao tipo de transporte, sistema de equipamentos e de armazenagem utilizados e tecnologia da informação;
Avalie as características ambientais e locais necessárias para cuidado com o seu produto, como umidade e temperatura;
Avalie as empresas envolvidas em seu canal quanto à sua base financeira, aos demais produtos que oferece, aos níveis de qualidade de serviço, ao marketing e à força da marca.
Utilização dos canais de marketing são essenciais para que você se possa alcançar o consumidor final da melhor forma e estabelecer parcerias com empresas que poderão beneficiar seu negócio com lucratividade.
.
.
.
Comments