Planejamento de Mídia em 10 Passos.
- Hellen Cristine Ascenção Traci
- 3 de mar. de 2020
- 3 min de leitura

O planejamento de mídia é uma ferramenta muito importante para que uma campanha publicitária obtenha sucesso. Você sabia disso? Isto é, pois determina as estratégias de comunicação mais adequadas para a divulgação de uma mensagem e impactar o público de maneira certa na hora certa.
Pensando na necessidade de um planejamento realizado de forma correta, elaborei um modelo de para que você possa usar na campanha publicitária da sua empresa e obter melhores resultados e o sucesso tão almejado.
Modelo de planejamento de mídia
1 – O Produto.
Descreva as principais características do produto (ou serviço) que a sua empresa oferece.
Responda as seguintes questões:
Quais são os pontos fortes e fracos?
Quais os diferenciais?
Como tem sido o desempenho desse produto no mercado?
2 – O Mercado.
Faça uma análise geral sobre o mercado em que a sua empresa atua.
Responda as seguintes questões:
Qual é o seu Market Share?
O mercado em que você atua está em expansão, decadência ou estável?
Quais as peculiaridades do mercado?
3 – A Concorrência.
Conheça os seus concorrentes, faça uma análise das forças competitivas.
Responda as seguintes questões:
Quais as principais características dos produtos e serviços que eles oferecem?
Como a concorrência se posiciona no mercado?
Quais os pontos fracos e as limitações que eles apresentam?
4 – O Público-Alvo.
Defina quem é o público-alvo da sua empresa. Faça um levantamento sobre os dados demográficos e psicográficos dos seu cliente em potencial, como:
Idade
Nível de escolaridade
Atuação profissional
Gênero
Classe social
Estado civil (solteiro, casado, divorciado etc.)
Hábitos e padrões de consumo (periodicidade, quantidade, preferências)
Motivações pessoais.
5 – Os Objetivos.
Determine quais objetivos você pretende alcançar com as ações de mídia. De um modo geral, pode-se dizer que no início os objetivos são criar, mudar ou reforçar determinada percepção do público sobre a marca. Estabelecidos os objetivos, fica mais fácil definir que tipo de conteúdo o seu público-alvo receberá e como isso deve acontecer em termos de alcance e frequência.
Alcance: refere-se à quantidade de pessoas que a mensagem deve atingir.
Frequência: refere-se a quantas vezes (por dia ou por semana) o conteúdo publicitário será veiculado na mídia.
6 – As Estratégias.
Defina quais estratégias serão utilizadas para alcançar os objetivos estabelecidos e como eles podem influenciar as decisões do planejamento. Essas estratégias influenciam diretamente na escolha de mídias, frequência e na dinâmica da campanha como um todo.
Estratégias de comunicação estão relacionadas a como o público deverá perceber o produto ou serviço oferecido. Desse modo, podem ser apresentadas as funcionalidades, os benefícios, as qualidades e ressaltar o fato de que a empresa é quem tem as melhores soluções. A estratégia de mídia, por sua vez, trata da escolha dos meios de veiculação da mensagem. Há três tipos, e são eles:
Básico: É o meio principal de uma campanha, onde se concentrarão os esforços de comunicação.
Complementar: Representa um complemento ao meio básico. Ele permite detalhar melhor as características e vantagens do produto ou serviço.
De apoio: Serve para reforçar a presença da marca na mente do cliente potencial.
7 – A Praça de veiculação.
Faça um levantamento sobre os locais mais adequados para veiculação da campanha. Se o cliente em potencial da sua empresa se encontra em Bauru, por exemplo, então não há necessidade de veicular a mensagem em todo o território nacional.
8 – A Tática de veiculação.
É preciso definir como a veiculação será feita na prática. Aqui são consideradas informações como índices de audiência, valor de cada implantação comercial, horário, dias da semana etc.
9 – O Cronograma.
O modelo de planejamento de mídia deve contar com um cronograma de todas as etapas e processos da campanha, especificando as datas e os períodos de realização.
10 – A Verba disponível.
Quanto de dinheiro a empresa tem para veiculação em redes sociais? Essa etapa do planejamento é essencial para que a campanha seja realizada de maneira eficiente.
Agora sim, você já sabe o que não pode faltar no plano de mídia e o passo a passo de como criar o seu do zero. Chegou a hora de ficar de olho nas tendências de mídia e seguir o briefing para aproveitar todo o potencial dos canais.
Com o tempo, você vai construir um acervo próprio com os principais canais e elaborar planos de mídia cada vez melhores e mais completos.
E aí, gostou do que leu? Compartilhe com os amigos e me siga nas redes sociais para não perder os conteúdos.
.
.
.
Comments