O que é Marketing Cultural?
- Hellen Cristine Ascenção Traci
- 12 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

Marketing Cultural é todas as ações que fazem uso da cultura para fazer a divulgação de um produto, serviço ou marca de uma empresa. Para isso, é preciso analisar os comportamentos e conhecimentos de seu público.
Embora a maioria das ações de marketing sejam voltadas para obter o lucro, este marketing em especial não se restringe somente a isso, pois ele ajuda uma empresa a ter um diferencial para passar na frente da concorrência e ficar mais próxima de seu público-alvo.
O Marketing Cultural é dividido em quatro categorias, sendo elas:
Marketing Cultural de Fim: Ele é o primeiro por abranger tudo, desde a criação do produto ou serviço até o marketing feito em cima dele.
Marketing Cultural de Agente: Este tipo não é feito pelo dono do negócio e sim por um produtor cultural que deve analisar o mercado a fim de saber quais são as ações artísticas mais apropriadas.
Marketing Cultural de Meio: Nesta, a estratégia de marketing é embasada no patrocínio, além de trabalhar com diversos tipos de promoção cultural.
Marketing Cultural Misto: Duas ou mais empresas patrocinam o mesmo projeto. Portanto, elas podem tanto apoiar o seu negócio quanto outros envolvidos. Por isso, o desafio é conseguir um destaque maior em comparação às outras marcas.
É preciso escolher um objetivo que esteja conectado aos seus objetivos de negócio, independentemente de qual categoria acima você optar.
Ao adotar o Marketing Cultural no seu negócio, há pilares que devem ser levados em consideração, e os mais importantes são:
Ofereça uma vantagem;
Lembre-se da cultura local;
Agregue a sua empresa à responsabilidade social.
Como apontado anteriormente, o objetivo principal do Marketing Cultural não é aumentar as vendas da sua empresa e sim se diferenciar dos concorrentes e mostrar ao seu público o quão socialmente responsável você é.
E aí, o que achou sobre este Marketing? Acha que vale a pena realmente acrescenta-lo em sua empresa? Me conte nos comentários.
.
.
.
Comments