Marketing: Ciclo de Vida do Produto.
- Hellen Cristine Ascenção Traci
- 13 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

De maneira geral, os produtos passam por quatro fases, que irei detalhar em breve. As empresas precisam, ajustar as estratégias de marketing ao ciclo e equilibrar os seus produtos para passar por esses estágios com o melhor aproveitamento e sem prejudicar seus processos.
Os estágios do ciclo de vida de um produto são:

Fonte: Wikipédia
Introdução
Se refere ao lançamento do produto no mercado, depois de investir em pesquisa e desenvolvimento. Apesar do otimismo, é preciso agir com cuidado. As vendas tendem a ser baixas, já que o produto ainda é novo, e as altas despesas de lançamento, divulgação e educação do mercado diminuem a lucratividade.
2. Crescimento
Na fase de crescimento, o produto já foi aceito pelos consumidores e alcança uma alta procura. Com a educação dos clientes, o desejo pelo produto pode aumentar fenomenalmente! Os lucros também têm um aumento abundante, pois o faturamento já começa a superar as despesas.
3. Maturidade
As vendas e os lucros se estabilizam nesta fase do ciclo de vida. O produto já é conhecido pela maioria dos clientes em potencial, que já não trazem mais novos clientes. Os concorrentes também estão no mercado, e a disputa pela atenção dos consumidores se torna mais acirrada, o que pode começar a baixar os lucros.
4. Declínio
Ela costuma acontecer por conta da mudanças no mercado, como uma nova tecnologia, a evolução de comportamentos ou a entrada de um novo concorrente em potencial. Com os lucros diminuindo cada vez mais, chega a hora de renovar o produto, investir em novas soluções ou simplesmente tirar o item do mercado.
Facilmente podemos identificar produtos que já saíram do mercado ou estão em fase de declínio. Porém, alguns produtos como sucos, alimentos enlatados, parafusos, entre outros, tem uma fase longa. Enquanto outros têm um ciclo de vida muito curto, como: móveis e eletrodomésticos, por exemplo.
Portanto, é evidente que o modelo apresentado para o ciclo de vida não necessariamente se adapta bem a qualquer produto. Este ciclo não é uma regra para todo e qualquer produto.
.
.
.
Comentários