Comunicação Integrada ao Marketing, devo usar?
- Hellen Cristine Ascenção Traci
- 20 de jan. de 2020
- 1 min de leitura

A comunicação integrada ao marketing tem como objetivo sincronizar tudo que sua empresa comunica para garantir que a comunicação seja sempre a mesma. Ela garante que toda as formas de comunicação e suas respectivas mensagens acompanhem um objetivo único.
Ou seja, todo e qualquer tipo de conteúdo que você produzir bem como suas estratégias de marketing, propaganda e comunicação nas redes sociais precisam falar a mesma língua.
O processo de comunicação é formado pelos elementos:
Emissor (empresa)
Receptor (cliente)
Mensagem (comunicação com cliente)
Canal/Meio
Codificação
Decodificação
Resposta
Feedback
Ruído (problema).
O emissor precisa enviar uma mensagem codificada usando determinado meio para chegar até o receptor, que irá fazer a decodificação. A partir daí, a empresa irá receber uma resposta através de um canal de feedback e fazer a análise necessária para identificar caso acha algum ruído a ser resolvido.
A comunicação integrada garante a consistência da empresa em qualquer um desses 4 níveis:
Horizontal: Vai do mix de marketing até todas as outras funções essenciais de uma empresa.
Vertical: Os objetivos de comunicação precisam estar alinhados.
Interna: Todos na empresa/equipe precisam estar informados e alinhados a respeito de qualquer evento da empresa, por exemplo, lançamentos de projetos, novos anúncios, parcerias novas...
Externa: Se você precisar contratar serviços de terceiros, precisa garantir que eles produzam conteúdos consistentes com aqueles que você produz dentro da empresa.
A Comunicação Integrada pode representar um reforço na sua estratégia de posicionamento de marca e pode resultar em menos estresse e gastos desnecessários no seu orçamento.
O mais importante é, independente do meio que for transmitida a comunicação, SEMPRE transmitir a essência do seu negócio.
E aí, gostou do conteúdo? Então compartilha com os amigos e me conta aí em baixo sobre o que achou. Te espero.
.
.
.
Comentários